quinta-feira, 28 de março de 2013

NOSSA TERRA, NOSSA CASA


                                               NOSSA TERRA , NOSSA CASA.
  

 Como o próprio título disse a terra é nossa casa, e ela precisa de cuidados, pois vivemos nela,   e no entanto, não estamos cuidando dela. Na terra,  existem as pessoas que preocupam com o futuro , com a natureza;  é um número muito pequeno, mas estas pessoas podem ser  chamadas de heroínas , pois não preocupam apenas consigo e sim com o planeta e o seu futuro; e nós, o que estamos fazendo? Em  Virgolândia, o alerta foi ligado,  por mais de duas vezes  o representante da COPASA local , o senhor Geraldo Magela foi à rádio pedir que não desperdiçasse  água , pois já estávamos  em sinal vermelho.Este alerta serviu para a comunidade preocupar com as nascentes que abastecem a cidade, e que estavam a “deus dará”  rodeadas de plantação de eucalipto, e sendo dizimadas pelos pés de bois e cavalos sem piedade. Já havia começado uma discussão sobre o assunto no CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE VIRGOLÂNDIA ( CMDRS), e o movimento cresceu , juntando as escolas , Copasa e Polícia do Meio Ambiente; foi feita uma audiência pública em nossa cidade, desta audiência foi  acionada a CENIBRA , que por sua vez respondeu á altura, cercou todas as nascentes em terras de Virgolândia, plantando mudas de árvores nativas em todas elas e diga-se de passagem, um serviço bem feito; só que os próprios moradores estão cortando a cerca para colocar seus animais, um absurdo, uma pequenez sem limite. O alerta continua, pois a população urbana cresce, o fazendeiro não tem consciência e o moto-serra continua roncando em qualquer lugar deste município, e a cada roncado de um moto-serra, é uma arvore a menos, e isto significa menos oxigênio, menos água , menos peixe , menos vida.

ACORDA POVO!
Virgolândia 27/03/2013
Gervásio C . Bessa

quarta-feira, 13 de março de 2013

História de Virgolândia

: História da Cidade ::
Distrito criado com denominação de são Gonçalo do Ramalhete, pela lei municipal nº 27 de 21-01-1900, subordinado ao município de Peçanha. Pela lei estadual nº843 de 07-09-1923, o distrito de São Gonçalo do Ramalhete tomou o nome de Ramalhete. Elevado à categoria de município com a denominação de Virgolândia pela lei nº 336 de 27-12-1948, desmembrando de Peçanha. Constituído do distrito sede, instalado em 01-01-1949. O nome Virgolândia e a sede da cidade seriam no distrito de Bananal, mas  no dia 28 de Dezembro de 1948 o então governador Milton Campos que era da antiga UDN majoritária no distrito de Ramalhete vetou a proposição de lei nº336 e no dia 26 de Março de l949 foi aprovado pela assembléia do estado. O primeiro prefeito foi um Intendente José Domingos de Oliveira indicado pelo governador de estado para governar a cidade até que fosse realizada uma eleição. Realizada a eleição, tivemos o primeiro prefeito pelo voto em Virgolândia, que foi Juventino Alves Ferreira em 1949.
 
 
 
O então Prefeito Juventino  mandou para a câmara a primeira lei do município, Lei nº 1 que organiza o quadro de funcionários e fixa os vencimentos e os salários dos mesmos ficando assim constituído o quadro de servidores do município de Virgolândia. A lei nº 2 é criada para decretar  feriado no dia 28 de Dezembro em comemoração a oposição ao veto e dia 26 de Março em comemoração a sua aprovação pela Assembléia  Legislativa por ocasião da criação deste município.
Pela lei estadual nº 1039 de 12-12-1953, é criado o distrito de Marilac( ex-povoado de assa-peixe) , e anexado ao município de Virgolândia.
Pela lei estadual nº2764 de 30-12-1962, desmembra do município    de      Virgolândia o distrito  de Marilac , elevado a categoria de município. Por  esta mesma lei   estadual é criado o distrito de Divino de Virgolândia e anexado ao município.O município de Virgolândia localizado na região do vale do rio doce, com altitude de 444m e área total de 282,4km² e população de 5724 habitantes cep 39715000,limita-se com Santa Maria do Suassui, Coroaci, Peçanha e NacipRaydan.
A historia de Virgolândia esta diretamente ligada a sua brava gente. Em 1872, chegaram as primeiras famílias;Vicente Bragança  Andrade, Climério, Aguiar, Malta,e Maya.
A cidade nasceu das mãos da família Malta em 1888. Segundo a história, Maria Malta doou parte de suas terras para a criação do povoado. As terras foram sendo invadidas pelos tropeiros e viajantes que se instalaram no local. Para evitar conflitos, Maria Malta doou as terras aos tropeiros; começava ai a historia de Virgolândia e a ascensão política de Florêncio Malta e Joaquim Eleto, primeiro professor vindo de São João Evangelista, devido  a necessidade de estudar os filhos. Joaquim Eleto conseguiu junto ao prefeito de Peçanha, fundar a primeira escola cujo nome era; Escolas Reunidas São Gonçalo do Ramalhete. Depois vieram muitos outros, como Sebastião Magela, construtor da primeira capela, Augusto Coelho, Dona Arlinda, José Leite, João Jorge que foi o primeiro juiz de paz e Gino Leite.



 

 
O lugarejo começou a crescer e encontrou na pecuária e na agricultura sua principal fonte de renda. Havia também a criação de suínos aves e equinos, tudo isto era exportado para as cidades vizinhas em grande escala pelo meio de transporte da época , as tropas. Os tropeiros mais conhecidos era ; Chico Viana, Joaquim Vilela, Jose Baiano, que levava produtos daqui e traziam sal querosene. O carro de boi era usado para transportar madeira, pois Ramalhete era uma região de bastante madeira de lei.
As mulheres de melhor poder aquisitivo usava belas montarias, hoje bastante escassa. As cerâmicas surgiram havendo grandes números de paneleiros, oleiros, sendo as principais; Maria Cândida, Florzinha, José Leite, Manoel Rosa. As baianas dedicavam á fabricação de rendas que eram vendidas em toda região. Ramalhete também foi o foco dos garimpeiros. A primeira lavra de ouro foi descoberta pelo senhor Moisés, na santa cruz da lapa, terreno de Isnal Matos.
 
 
 
As festas religiosas eram muito animadas na época, destacava a festa do rosário, com rei rainha, cavalheiros e damas.
Hoje Virgolândia conta com uma boa estrutura pelo porte de cidade pequena, sendo o atual prefeito Francisco de Souza Leite contando com um quadro de funcionários de 276 funcionários. As escolas municipais tem hoje um total de 650 alunos matriculados (fonte SME) e as escolas estaduais do município contam hoje com 1161 alunos matriculados (fonte secretarias das escolas).  Virgolândia tem um Distrito (Divino de Virgolândia), dois povoados (Empoçado e Brejauba) e várias comunidades como Cabeceira do Ramalhete, Gabiroba, Águas Claras, Ramalhetinho, Barra do Café, Santa Cruz da Lapa, Santa Cruz dos Pios, Santa Cruz dos Valadares Córrego dos Teles e tomás, Caeté, Fica-Quieto  Passagem e Lagoa de Peixe.
As principais festas da atualidade são: festa do Peão de Boiadeiro, Semana Santa, Campeonato Municipal de Futebol de Campo, Festa do Empoçado; Festa do Divino Espirito Santo em Divino de Virgolândia.
Esta é nossa Virgolândia; acolhedora, alegre e cheia de gente boa, com alguns requicios de nossos antepassados.
VENHA CONHECER NOSSA CIDADE!
Texto elaborado por: Gervásio Coelho Bessa   
Fonte: Secretarias de Educação, Internet e depoimentos de pessoas antigas.
Virgolândia 07/07/2009


domingo, 3 de março de 2013

Olhando para o futuro


OLHANDO PARA O FUTURO

Pelo título você pode estar pensando na futura festa, no futuro carro ou na futura namorada, mas desta vez, falo de algo mais sério, falo de nosso futuro mais distante,quando já estivermos cansados pelos serviços prestados, onde a virilidade deu lugar as dores, o sonho resume em viver mais uns dias, e o mínimo, sonhar com a presença da família.Estou falando do “ Lar Bom Samaritano” ou Casa São Vicente, como queira, tão importante mas muitos não conhecem, e muitos que conhecem, não dão o menor valor. Este abrigo, vive de doações e trabalhos voluntários, um trabalho bonito e remunerado por “DEUS”, e é uma realidade dentro de Virgolândia. O Lar Bom Samaritano espera sua ajuda ou espera por você.

01/03/2013
Gervásio

Deposite na conta: 8036-5       Agência 4074-6    Banco do Brasil.

Virgolândia, fábrica de alegria



      Virgolândia há muito entrou para o hool  das cidades que investem nas  grandes festas.  É um costume de nossos antepassados que segue. Se antes existiam as marujadas, caboclinhos, as missões e os caboclos  entre outras , hoje devido a facilidade de locomoção entre as cidades, a exigência maior  do povo, fizeram com que o nível de festas melhorasse  muito. Hoje podemos dizer que já passaram por aqui a nata da música brasileira. Exemplificaremos alguns como Don e Juan, 14 Bis, Fala Mansa, Donizete, Léo Magalhães,  Pedro e Tiago,  Robério,  Dimas, Dallas Company, Fernanda Portilho,  Anjinho e seus teclados, Amado Batista, Teodoro e Sampaio , Alan e Alex, Gino e Geno, Eduardo Costa,  Calcinha Preta, Calypso,  Mato Grosso e Matias, Di Paulo e Paulinho, Trio Parada Dura, Leonardo, Zezé de Camargo e Luciano , Chico Rei e Paraná,  Zé Geraldo, Ataide e Alexandre, Antônio Carlos e Renato, chegando no ápice este ano com  a cantora “ Paula Fernandes”. Esta é Virgolândia pouca estrutura, mas muito bom gosto. Não somos fábrica de peças automotivas, mas somos uma indústria de alegria e bom gosto.
Virgolândia 28/02/2013
Gervásio